quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ARTIGO SEMANAL: 09 de outubro de2009


MUDAR SEMPRE


Nada, absolutamente nada, deve tirar de nós a alegria de viver, nem colocar em nós “a vergonha de ser feliz”. Ninguém, absolutamente ninguém, tem o direito de nos condenar à pena da infelicidade que somente tem aplicabilidade com a nossa concordância.

Quantas vezes, as circunstâncias se voltam contra nós e, aceitando-as, baixamos a cabeça e deixamos as coisas acontecer, assumindo uma impotência que não deve ser característica nossa...
Quantas vezes, pessoas entram nas nossas vidas e, mesmo sem querer, nos magoam com atitudes decepcionantes ou frustrantes, e nos deixamos abater, pois absolutizamo-las, esquecendo-nos que, mais importante que qualquer outra pessoa no mundo, nós devemos nos amar mais que ninguém...

Ah, viver, sim... viver “e não ter a vergonha de ser feliz...” buscar, até achar... e, mesmo cogitando a hipótese de nunca achar as circunstâncias ou as pessoas que nos dêem a felicidade, não deixar de lado que o segredo da felicidade passa, primeiro, pelas nossas decisões, pelas nossas opções, pelos nossos conceitos e pela revisão destes mesmos conceitos que não devem ficar encastelados no nosso ser.

Já dizia o bom e velho Heráclito (540-470 a.C.), o filósofo do “devir”, que “nada é permanente a não ser a mudança”. Mudar quando preciso e não ter a “cerimônia” de usar este recurso ao menor indício de tristeza, pois, com certeza a alegria está na mudança, a única coisa que se nos mostra permanente, momento a momento.

Aristóteles (384-322 a.C.), outro grande filósofo grego, chamava a Deus de “motor imóvel”, ou seja, aquele que move a tudo sem se mover, sem ser movido. Somos movidos por Aquele que não se move, ou seja, somos essencialmente “movimento”, desde a origem.

Não fomos criados para a estaticidade. Fomos chamados para a dinamicidade. Avante, caríssimos. Façamos da nossa vida única. Vivamos e não tenhamos a alegria de ser feliz, cantemos, cantemos e cantemos a beleza de sermos eternos aprendizes, de estarmos em permanente aprendizado.


O que você precisa mudar para ser feliz? Pense.

Mudando sempre. Mudando hoje. Mudando agora.

Um comentário:

  1. parabéns pelo artigo!mudanças são muita vezes aparentes e talvez isso também seja mudança.O importante é ir "avante"!há mudanças de toda "ORDEM E PROGRESSO".QUE POSSAMOS SILENCIAR PARA ESCUTAR O HINO NACIONAL .FELIZES!"AVANTE"!

    ResponderExcluir